O poder da meditação
A prática da meditação significa um processo para que se possa alcançar concentração intensa e acesso ao funcionamento mental com mais clareza.
A meditação é normalmente associada à religiões, principalmente as orientais, devido também a sua provável origem neste hemisfério do planeta. Mesmo assim, a prática não precisa estar necessariamente associada à um ritual religioso.
Ela pode, e já é, muito aplicada para desenvolvimento e conhecimento pessoal pura e simplesmente.
O princípio do autoconhecimento é o que rege a meditação. O processo se desenvolve para que em um momento de atenção e concentração em seu interior, a mente seja atingida no sentido de compreensão. Ou seja, quando o praticante consegue se interiorizar, tem a intenção de se autointerpretar e concretizar um objetivo específico como, por exemplo, um estado de maior calma e plenitude.
Nirvana
A denominação “nirvana” é dada para um dos possíveis estados de alcance por meio da meditação. Tal estado consiste numa calma intensa em que o indivíduo se vê livre de quaisquer influências do ambiente externo, está absolutamente interiorizado e é capaz de abstrair fatores de distração como o barulho e a movimentação, pois está com todos os sentidos concentrados em si e em sua mente.
Efeitos
Muitos são os efeitos da meditação no corpo humano. Além de exigir treino, a prática constante desenvolve etapas de avanço em que se torna cada vez mais fácil e rápido atingir estados mais plenos e conscientes.
Ela pode ser também utilizada para tratamentos de doenças psíquicas como, por exemplo, a depressão. Estudos comprovam que a meditação pode diminuir, significativamente sintomas depressivos, assim como outras disfunções como insônia e estresse.
O maior entendimento que gera acaba por clarear alguns pontos que podem estar bloqueando a felicidade das pessoas, sendo assim, consegue fortalecê-las para uma maior compreensão e aceitação de situações criando coragem para mudanças.
A depressão exige que o indivíduo entenda os problemas que o cercam e entenda suas respectivas reações a eles. Isso tudo pode ser feito através da interiorização da prática diária de alguns minutos de concentração em si e abstração do resto.
Na rotina
O dia a dia da maioria dos habitante do mundo é realmente muito apressada, cheia de pressões e motivos de ansiedade. Muitos optam pelos remédios químicos, outros por terapias alternativas e alguns, pela meditação.
Com o poder de literalmente acalmar os nervos, no começo pode parecer difícil para em meio a tudo aquilo que se tem para fazer e olhar para dentro e refletir. Mas com o tempo, os resultados são muito válidos e visíveis. É possível atingir uma calma e conhecimento que irão refletir na rotina e em todas as atividades que a compõe. Sendo assim, dê uma chance para se conhecer melhor e explorar os melhores caminhos para ser bem sucedidos sem exageros, com equilibro energético e alegria de viver.
Fonte: Eu sem Fronteiras
Foto: Pixabay
DEIXE O SEU COMENTÁRIO