Potencializando a aprendizagem de crianças com Síndrome de Down

Muitas crianças com Síndrome de Down (SD) apresentam dificuldades na aprendizagem escolar e isso acontece, principalmente, por causa da Deficiência Intelectual (DI) que é uma característica da síndrome. Pessoas com DI apresentam dificuldades na memorização, raciocínio lógico, linguagem, motricidade, socialização e autonomia. Por isso, necessitam de atenção e apoio diferenciado no processo de aprendizagem.

Conheça mais sobre o assunto na Cartilha Aprendizagem de A a Z – Deficiência Intelectual da Pearson Clinical Brasil.

O suporte oferecido para as crianças com Down deve ser pensado de forma individualizada, ou seja, de acordo com o perfil de potencialidades e dificuldades cognitivas e comportamentais de cada criança. Porém, há alguns pontos norteadores para a escolha das estratégias que serão compreendidos através das 6 máximas da aprendizagem de crianças com DI:

  1. Adapte o conteúdo ao nível de conhecimento da criança;
  2. Ofereça suporte/apoio físico ou visual sempre que necessário;
  3. Fragmente o conteúdo a ser ensinado e trabalhe um tópico de cada vez;
  4. Use linguagem simples e clara;
  5. Abuse do recurso concreto e exija menos do raciocínio abstrato e da capacidade de inferência;
  6. Repita, repita, repita…a memorização do conteúdo depende de muita prática.

Tendo em vista o perfil da Síndrome de Down, vamos apresentar algumas dicas de estratégias e atividades a serem trabalhadas com o conteúdo escolar:

Graves déficits de linguagem são comuns na SD o que dificulta a aprendizagem da leitura através do método fônico que trabalha a associação som-letra. Por outro lado, as crianças com Dowm apresentam uma boa capacidade de memória visual e, por isso, elas se beneficiam de estratégias de alfabetização que trabalham com o reconhecimento da “palavra-inteira”, como é o caso do método global. Por isso, inicialmente trabalhe o ensino de palavras-chaves. A manipulação/associação das letras e sons deve ser um segundo passo (Down Syndrome Vitoria, 2009).

Muitas crianças com Down possuem hipotonia muscular, o que causa uma maior flacidez e moleza dos braços, pernas ou musculatura da face. Em decorrência disso, elas podem ter dificuldade na preensão correta do lápis, por isso, peça para a criança usar lápis mais grossos ou adaptadores (apoio para os dedos). Além disso, trabalhe com elas a escrita das letras em um tamanho maior.

A aprendizagem da matemática exige muito da capacidade de resolução de problemas e abstração, assim, para que as crianças com Down compreendam o conteúdo, deve-se utilizar o apoio visual e trabalhar com materiais concretos. Além disso, procure contextualizar o conteúdo na vida diária da criança, ensine-a a compreender horas e dinheiro.

Fonte: Entretanto e Estudos

Fonte: Imagens Google

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>