Caminhadas oferecem benefícios à saúde

Caminhar é uma das atividades físicas mais simples de ser praticada, já que não precisa de aparelhos, não tem custos e nem precisa de uma hora marcada. É facilmente atrelada à rotina diária e pode ser praticada por jovens, adultos e até idosos (sempre com orientação). Mesmo aparentemente tão simples e habitual, caminhar pode trazer muitos benefícios para a saúde, física e mental, e possibilitar um momento de relaxamento na rotina cada vez mais atribulada nas grandes cidades.

Como um exercício aeróbico, caminhar melhora o condicionamento físico, respiração e circulação, além de contribuir para o emagrecimento. Pesquisas recentes também indicaram que essa atividade pode auxiliar nos quadros de depressão, já que oferece uma distração dos problemas, especialmente se realizada ao ar livre e na companhia de outras pessoas, em um momento de socialização.

Para bons resultados, é necessário aumentar gradativamente o tempo e a distância do percurso. Comece com caminhadas de 15 a 30 minutos e diminua o ritmo se sentir que está cansado ou ofegante. Aos poucos, é possível aumentar a dificuldade, incluir subidas e até escadas para intensificar o treino. Indica-se três caminhadas por semana, por no mínimo meia hora cada. Atenção especial para o aquecimento e alongamento antes das atividades físicas, para evitar lesões.

Antes de começar qualquer atividade física, recomenda-se consultar um médico para avaliação física. Caso sinta dores musculares depois de caminhar, é importante respeitar o limite do próprio corpo e diminuir o ritmo.

Textos de referência:

Caminhada tem impacto contra a depressão

Como manter a forma no inverno? 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>