Como manter a forma no inverno?
Se sair das cobertas é difícil, ir até a academia ou dar uma caminhada parece ainda mais complicado durante o inverno. Além disso, muitos aproveitam essa estação para abusar um pouco mais das comidas com molhos, cremes, doces e chocolates. Depois, chegam no verão com aqueles quilinhos indesejados e correm contra o tempo para voltar ao peso ideal. O inverno, entretanto, não precisa ser o grande vilão da dieta e vida saudável.
Alguns especialistas, inclusive, aconselham começar as práticas esportivas no inverno, já que o corpo tenta manter a temperatura constante e aumenta o metabolismo para queimar mais calorias. Além disso, não sofremos com o calor excessivo do verão, que causa indisposição.
É importante também tomar cuidado com as roupas de treino nessa estação. Evite nylon ou casacos de lã que esquentam o corpo e não deixam a transpiração evaporar. Para ficar bem protegido do vento e do frio, um moletom ou roupa específica para ginástica são as melhores opções para caminhadas e práticas esportivas ao ar livre.
Além da rotina de exercícios, manter a alimentação balanceada e saudável é necessário, mesmo no inverno. Nessa estação, as pessoas costumam sentir mais fome (para manter o corpo aquecido) e consomem alimentos muito calóricos. É importante se alimentar bem, mas sem excessos ou pouca variedade de alimentos, com o predomínio dos carboidratos. É até possível substituir algumas opções calóricas: troque o chocolate quente pelo chá, os caldos com creme de leite por sopas de legumes e as massas e pães por opções integrais. Além disso, não deixe de consumir frutas, verduras e legumes, mesmo que cozidos.
Antes de começar qualquer atividade física ou dieta, é importante ressaltar a necessidade de seguir as orientações médicas, checar se a saúde está em dia e gradativamente aumentar o ritmo dos exercícios, para evitar lesões ou problemas de saúde mais graves.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO