Como manter a saúde depois dos 40 anos?

Com os avanços na medicina e aumento na expectativa de vida, faz tempo que chegar aos 40 ou 50 anos já não tem aquele sentido negativo. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Warwick indicou que a felicidade tende até a aumentar depois dos 45 anos, com melhoras no humor e aceitação dos problemas ou dificuldades que possam surgir com mais experiência e maturidade. O estudo levou em consideração os hábitos de vida, convivência com dores e interação social dos entrevistados e constatou que os “40” podem ser uma época de renovação e evolução.

Muitas celebridades também demonstram que é possível chegar nessa faixa etária com a aparência em dia e muita saúde. No Brasil, a apresentadora Xuxa, Luiza Brunet e Maitê Proença são exemplo de mulheres que continuam na mídia e com muito sucesso, mesmo não sendo mais tão jovem. Entre os homens, Edson Celulari, Marcio Garcia e Marcelo Novaes são alguns dos galãs mais maduros que ainda arrancam suspiros do público feminino. O que todos eles têm em comum? Não descuidam da saúde, com a prática de esportes (Luiza Brunet, por exemplo, é adepta do pilates) e uma alimentação sempre balanceada.

Alguns hábitos diários também podem fazer muita diferença na aparência e saúde após os 40! Além da alimentação balanceada e manter o peso ideal, o consumo frequente de bebidas alcoólicas e pouco sono também podem provocar um envelhecimento precoce, além de problemas de saúde. O metabolismo também começa a ficar mais lento, e comer a mesma quantidade de doces ou gorduras da adolescência podem resultar em uma barriga saliente.  Cuidados com a pele também devem começar desde cedo, com o uso diário de protetores solares e hidratação constante, mesmo se estiver nublado ou sem exposição direta ao sol. Se não gosta de esportes ou academias, pode optar por caminhadas, dança ou até o pilates.

Além disso, é importante estar de olho na saúde! Qualquer sintoma ou alteração no corpo deve ser avaliada por um especialista. Não é tempo de “deixar para depois”, já que toda doença tem melhores chances de tratamento quando diagnosticada logo no início. Com prevenção, é possível chegar aos 40 e 50 sem neuras e conseguindo aproveitar o melhor de cada idade, com saúde e beleza!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>